Hoje quando alguém abre um negócio sabe da necessidade de ter um logotipo que represente a marca. Ainda assim, poucos entendem o que está por trás e o que deve se levar em consideração na hora de criar a “cara” da marca. Com este artigo queremos te ajudar a olhar para este assunto da maneira certa.
A origem das marcas vem de bem antes da Revolução Industrial, quando artesãos talhavam uma identificação em seus produtos que servia para indicar autoria e evitar falsificações. Muitos outros significados foram acrescidos a marca nos tempos modernos, mas uma mesma essência segue sendo o cerne: diferenciação e unicidade.
Por que Criamos Marcas
Marca é feita para criar valor. Em inglês, o conceito “brand equity” mede o quanto a associação de um produto a uma marca o torna mais valioso. De forma simples, se trata, por exemplo, da diferença de preço que clientes estão dispostos a pagar entre uma camiseta com e sem um “pequeno e simpático jacaré”. É esta qualidade de uma marca que a torna valiosa, podendo até ser vendida por cifras milionárias.
Para a marca ter valor, é fundamental que ela expresse um diferencial que lhe torne única. Só aquilo que é diferente fica “marcado” na memória e no afeto. “Marcar” é então o trabalho mais importante na valorização de Marca, afinal é a percepção do público sobre a marca que define o seu valor.
Resumindo tudo o que falamos: marca só faz sentido de existir e só se valoriza ao demarcar características únicas e diferenciais diante de concorrentes.
E o logotipo?
Estando consciente dos motivos que tornam a marca única é hora de traduzir em elementos visuais estas características. Estes elementos serão responsáveis por “recepcionar” os públicos lhes dizendo quais qualidades podem esperar da marca. A marca é alegre ou séria? Acolhedora ou Aventureira? É uma corretora de imóvel ou uma lanchonete?
Esta é a especialidade de profissionais de Design Gráfico. O estudo das formas, cores, tipografias e contextos sociais permitem a elaboração de sistemas de elementos visuais que criam significados e moldam a percepção. A logo é apenas um dos elementos dentro deste sistema de elementos visuais denominado de Identidade Visual.
A Identidade visual fixa a percepção, amplia pontos de contato e relacionamento, dando concretude, forma a todo o esforço da marca. Não basta simplesmente ter uma Identidade Visual, se ela não traduzir os diferenciais pode ser um problema.